DNIT reforça papel da sociedade na redução de acidentes de trânsito em Pacajá/PA

Publicado por: Glícia Favacho

IMG_6667


O papel da sociedade civil na redução de acidentes foi o tema da palestra nesta sexta-feira, 23, ministrada pela equipe de Educação e Comunicação do DNIT para aproximadamente 150 alunos da Casa Familiar Rural de Pacajá/PA. O convite surgiu após o aumento do índice de acidentes no trânsito no município. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade na totalidade. É o caso do Secretário de Cultura do município, karl Marx, vítima do trânsito, que compartilhou seu depoimento emocionando todos presentes ao relatar suas dificuldades no dia a dia, principalmente a falta de acessibilidade, preconceitos, danos psicológicos, prejuízos financeiros, etc. “Para a grande maioria, aquela que sobrevive, a vida para por um certo tempo, período esse que pode ser curto ou longo. Não importa o lado, você será prejudicado. Por isso, dirija com atenção, siga as leis de trânsito, e ter mais consciência sobre as escolhas feitas no trânsito é o que fará toda a diferença!”, ressalta Karl.

A apresentação contou com a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apresentou dados que mostrou que a opção pela “conscientização” deve-se ao fato de que 77% dos acidentes de trânsito ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas. São exemplos desse tipo de conduta evitável: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito.

Ao final, a equipe do DNIT relembrou o trabalho e as campanhas promovidas pelo Órgão em prol da segurança viária, destacando as iniciativas de educação para o trânsito, peça teatral, ciclos de palestras em escolas, além de diversas ações com a sociedade em geral. E reforçou a importância de conscientização e a convicção de que a maior parte dos acidentes pode ser evitado, basta fazer a escolha certa no trânsito.